O Instituto de Política Familiar (IPF) é uma organização civil internacional, fundada em 2001, com status consultivo especial junto ao ECOSOC das Nações Unidas, cuja missão é a promoção e defesa da instituição familiar e ajudando componentes.


Linha de Investigação e Promoção

Objectivos:
· Aportar análises, propostas e soluções (através de relatórios, estudos, inquéritos, etc.) aos distintos governos e administrações de maneira que possam ajudá-los na toma de decisões acerca da política familiar no seu âmbito · Lograr a máxima difusão e incidência na sociedade das ideais sustidas pelo Instituto.
Actividades:
Publicação de livros, folhetos, relatórios, etc. Organização de cursos, seminários, etc.

Linha de Sensibilização Social

Objectivo:
Lograr que os cidadãos tomem uma maior consciencialização acerca de: · A realidade da que fazem parte · O papel social, cultural e económico que desempenha como instituição · Valores tais como solidariedade, convivência, justiça, colaboração, referências inter-generacionais, etc. que transmite. e, como consequência disso, adquiram um maior compromisso na tarefa de revitalização da família.
Actividades:
Baseado principalmente em Campanhas de Sensibilização acerca de: · Aspectos globais da família (importância da instituição, papel que desempenha na sociedade, etc.) · Aspectos particulares (compatibilidade trabalho - família, papel da mulher, direitos das crianças, idosos, etc.)

Linha de Diálogo e Criação de Redes

Objectivos:
· O diálogo intercultural entre pessoas, instituições e entidades europeias e americanas, promovendo uma melhor compreensão da instituição familiar dentro da diversidade de culturas. · A solidariedade entre povos e pessoas · Criação de redes de pessoas e instituições de ambos os continentes
Actividades:
· Promover e colaborar em seminários e todo tipo de encontros que permitam às pessoas e instituições de ambos os continentes um relacionamento entre os mesmos e criar intercâmbios culturais, humanos, etc. · Criação de um Site na internet sobre a família que permita: § Acesso à informação de actividades, documentos, trabalhos de investigação das instituições § Contacto entre institucionais familiares através de fóruns de debates, chat, etc.

Linha de Cooperação para o Desenvolvimento

Objectivos:
Desenvolver projectos de cooperação com os países para assessoramento e implementação de políticas familiares